Acervo da Casa Menotti Del Picchia passa por processo de catalogação
01/08/2017  -  Cultura

Todo o acervo da Casa Menotti Del Picchia, situada no interior do Parque Juca Mulato, está passando por catalogação, conduzida pela Secretaria de Cultura e Turismo de Itapira desde o final de julho. Por este motivo o local permanece fechado para visitação por pelo menos 30 dias, prazo estimado para a conclusão do trabalho.

A elaboração do inventário consiste no levantamento e registro de todos os documentos, livros e peças do museu. Além da valorização do acervo, o inventário também irá focar na formação de um banco de dados dos originais, dos livros e das fotografias do autor. Menotti Del Picchia, um dos mais importantes escritores do período modernista, doou todo seu gabinete de pesquisa para a cidade, fato que originou a Casa. Com isso, Itapira tem hoje um acervo bastante importante de obras literárias e de referência do século XIX e primeira metade do século XX.

Além do objetivo de catalogar todos os documentos e peças históricas, o inventário também faz parte da contrapartida necessária para a inscrição de projetos da Casa Menotti Del Picchia em um Edital de Chamamento Público de Chamamento Público CFDD ? Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos e um ProAC do Governo do Estado de São Paulo.